[ editar artigo]

Serendipidade? Porque Sua Vida Profissional Precisa Disso!

Serendipidade?  Porque Sua Vida Profissional Precisa Disso!

Antes de começar esse artigo, gostaríamos de compartilhar sobre o que é serendipidade?

“A palavra Serendipismo se origina da palavra inglesa Serendipity, criada pelo escritor britânico Horace Walpole em 1754, a partir do conto persa infantil Os três príncipes de Serendip. Esta história de Walpole conta as aventuras de três príncipes do Ceilão, atual Sri Lanka, que viviam fazendo descobertas inesperadas, cujos resultados eles não estavam procurando realmente. Graças à capacidade deles de observação e sagacidade, descobriam “acidentalmente” a solução para dilemas impensados. Esta característica tornava-os especiais e importantes, não apenas por terem um dom especial, mas por terem a mente aberta para as múltiplas possibilidades.”

Assim como no conto escrito por Horace Walpole, não apenas na dinâmica da vida pessoal, mas também profissional, precisamos estar atentos aos sinais do acaso, nos mantendo abertos para novas conexões. E para que isso seja, de fato possível, devemos desenvolver um senso mais aguçado de observação, devemos ser persistentes e usar a inteligência e a criatividade. Identificar soluções ou criar novas alternativas demanda um pensamento fora da caixa e estar aberto à ousadia de sair do lugar comum.

Como já dizia Louis Pasteur: “O acaso só favorece a mente preparada”.   

E, como bem coloca o professor de Direito e Inovação Marcus Bittencourt, em seu vídeo: Serendipidade, Construção de Projetos e Café, a serendipidade acontece em momentos inesperados, quando nos colocamos aberto ao acaso e às situações que favoreçam novas conexões com pessoas que não necessariamente dividam das mesmas ideias e opiniões ou atuem na mesma área profissional que nós. Novos projetos e ideias podem surgir de pequenos encontros como em um coffee break em um evento ou em uma conversa casual com algum amigo.

 

 

Então como sugere Marcus Bittencourt, que tal estabelecer uma meta de tomar um café por semana com uma pessoa diferente e aumentar suas chances de serendipidade na vida profissional?

Blog - The Legal Hub
Ler matéria completa
Indicados para você